Qualidade microbiológica da água de consumo humano e dos alimentos comercializados em lanchonete universitária
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.102.360369

Tatiane FARIA, Ramon Alves de Oliveira PAULA, Jaqueline de Lima GERMANO, Josidel Conceição OLIVER, Bianca Gonçalves Vasconcelos de ALCÂNTARA, Camilla Ribeiro VIEIRA, Sandra Maria Oliveira Morais VEIGA

Resumo


A produção de alimentos seguros é prática necessária e direito do consumidor, inclusive nas lanchonetes universitárias, espaço que atende uma variada clientela. Deste modo, é de fundamental importância avaliar a sanidade dos alimentos, prevenindo, assim, doenças de veiculação hídrica e alimentar. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água e dos alimentos ofertados na lanchonete de uma universidade do sul de Minas Gerais. Para água de consumo humano, foram analisados os micro-organismos recomendados pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde, sendo que todas as amostras apresentaram resultados satisfatórios. Para os alimentos, foram analisados os indicadores de contaminação sugeridos pela ANVISA (RDC 12/2001). Verificou-se a presença de fungos filamentosos e leveduras nas amostras de pão de queijo e suco de laranja. Além disso, foi confirmada a presença de Salmonella ssp na esfiha de carne e coxinha de frango. Sendo assim, análises confirmatórias foram realizadas, sendo que a Salmonella ssp continuou positiva. Além disso, na repetição das análises, constatou-se a presença significativa de estafilococos coagulase positiva em todos os alimentos. Os resultados encontrados mostram qualidade higiênico-sanitária insatisfatória de alguns alimentos analisados.

Palavras-chave: Microbiologia. Doenças Transmitidas por Alimentos. Lanchonete. Segurança alimentar. Controle higiênico-sanitário.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362