A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: revisão de literatura
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.102.332342
Resumo
A Educação Inclusiva tem sido tema de reflexão e ansiedade para educadores em todos os níveis de ensino. Dentro deste contexto as universidades passam a se organizar para permitir a inclusão dos alunos com deficiência para que a inclusão escolar conseguida na Educação Básica não sofra um processo de interrupção. Apesar do aumento de alunos com deficiência matriculados na universidade, são escassas as investigações a respeito do processo de inclusão no ensino superior. Sendo assim, o propósito deste estudo foi realizar um levantamento bibliográfico com o propósito de mapear a situação da pessoa deficiente no ensino superior e compreender os fatores diferenciais que podem facilitar ou dificultar o ingresso deste grupo na universidade. A pesquisa foi conduzida em bases de dados de acesso público no período entre 2001 e 2012. Foram encontrados vinte artigos, sendo que sete abordavam a inclusão de múltiplas deficiências, sete a deficiência auditiva e seis a acessibilidade. Foram avaliadas 842 pessoas com idade entre 17 e 40 anos. Os resultados indicam que ainda existe uma grande lacuna entre as diretrizes legais existentes e a efetivação do acesso e permanência dos alunos com deficiência na educação superior. Indicam também que para os alunos com deficiência as principais dificuldades são o despreparo dos professores, falta de conhecimento da população universitária, estratégias pedagógicas falhas e limitações físicas. Diante destas dificuldades é indispensável que a universidade ofereça uma educação de qualidade e garanta ações que favoreçam não só o ingresso, como a permanência e saída do ensino superior.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/722
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362