Educação e teorias da aprendizagem: um foco na teoria de Vygotsky
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.551559

Lílian dos Santos CASTRO, Rodrigo da Silva SANTOS, Aline Helena da Silva CRUZ

Resumo


Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. A finalidade deste artigo é apresentar a importância das teorias de aprendizagem no cotidiano escolar como forma de promover o processo de ensino-aprendizagem. De um modo geral, uma teoria é uma interpretação sistemática de uma área de conhecimento. Pode-se dizer que o termo “teoria” é usado para significar uma maneira particular de ver as coisas, de explicar observações ou de resolver problemas. Teorias de aprendizagem são, portanto, tentativas de interpretar sistematicamente, de organizar, de fazer previsões sobre conhecimentos relativos à aprendizagem. Embora desde a Grécia antiga se hajam formulado diversas teorias sobre a aprendizagem, as de maior destaque na educação contemporânea são a de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky. Neste trabalho será destacada a consciência no pensamento do pesquisador russo Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e algumas experiências educacionais.

 


Palavras-chave


Teorias, aprendizagem, Educação e Vygotsky.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/944

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362