Arco barra de Erich ou parafuso autorrosqueante? Qual é o melhor método de fixação maxilo-mandibular? Uma revisão de literatura
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.570578

Juliana Barroso COELHO, Renata Ferreira XAVIER, Cássio Roberto Rocha dos SANTOS, Saulo Gabriel Moreira FALCI

Resumo


O objetivo dessa revisão da literatura foi determinar, entre Arco Barra de Erich e Parafuso autorrosqueante, qual é o melhor método de fixação maxilo-mandibular. A busca bibliográfica foi realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (ScientificElectronic Library Online), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e COCHRANE (Cochrane Library), IBECS e BIREME, até maio de 2012. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave e as combinações dessas palavras no idioma Inglês: Intermaxillary Fixation, Intermaxillary Screws Fixation, Maxillomandibular Fixation, Maxillomandibular Screws Fixation, Erich Arch Bar, Erich Arch Bars, Mandibular fracture repair e Maxillofacial fracture fixation. Foram incluídos artigos relacionados com a fixação intermaxilar com a utilização de arcos barras de Erich e parafusos corticais. Foram analisados os artigos em seres humanos em que esses métodos foram avaliados juntos ou separadamente e do total de artigos 98 foram lidos na íntegra. Após a leitura, foram incluídos 20 artigos e excluídos 78 por não preencherem os critérios de inclusão. Observou-se que arco barras de Erich é o método mais utilizado pela maioria dos cirurgiões bucomaxilofaciais, no entanto, apesar de efetivo apresenta desvantagens. Como alternativa, os parafusos autorrosqueantes tem demonstrado eficiência e consideráveis vantagens. Entretanto, para que esse método de fixação maxilo-mandibular seja implementado com segurança, é necessário que haja mais estudos comparando as duas técnicas, pois durante a revisão da literatura, foi encontrado apenas um ensaio clínico comparando-as.


Palavras-chave


Fixação maxilo-mandibular. Fixação intermaxilar. Arco barras de Erich. Parafusos autorrosqueantes. Fraturas mandibulares.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/947

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362