BENS DE NATUREZA MATERIAL E IMATERIAL EM ÁREA DE MINERAÇÃO – BARÃO DE COCAIS, MINAS GERAIS

Inês de Oliveira Noronha, Paulo Eduardo de Oliveira Enéas

Resumo


O município de Barão de Cocais possui área total de 353km², localiza-se na Serra da Cambota, na Região Centro-Leste do Estado de Minas Gerais, macrorregião do Quadrilátero Ferrífero, na bacia do Rio Doce. As pesquisas relativas ao patrimônio cultural existentes na área de influência do referido empreendimento foram iniciadas com a solicitação para realização de diagnóstico material pela empresa contratante. O Diagnóstico dos Bens Culturais de Natureza Material do município de Barão de Cocais se insere na fase de obtenção de licença prévia do processo de licenciamento ambiental e tem por objetivo cumprir as determinações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Estado de Minas Gerais, de modo a analisar a viabilidade do empreendimento minerador em relação aos bens culturais de natureza material identificados em suas áreas de influência.


Palavras-chave


Patrimônio material; Patrimônio imaterial; Salvaguarda

Texto completo:

PDF

Referências


BARÃO DE COCAIS. Secretaria Municipal de Cultura. Dossiê de Tombamento Edificação à Praça de Santana, 80 – Sobrado do Cartório. Barão de Cocais, 2012a.

BARÃO DE COCAIS. Secretaria Municipal de Cultura. Dossiê de Tombamento Conjunto Arqueológico da Pedra Pintada. Barão de Cocais, 2012b.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades – Barão de Cocais. Disponível em Acesso em: 20 mai. 2012.

MINDELLO ARQUITETURA. Inventário de Proteção ao Acervo Cultural – IPAC. Belo Horizonte, 2006.

________________________. Laudo Técnico de Estado de Conservação, Belo Horizonte, 2009/2010.

________________________. Relatório de inventário de proteção ao acervo cultural, Belo Horizonte, 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE COCAIS. Histórico, 2012. Disponível em . Acesso em: 15 mai. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5892/st.v2i1.4906

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                                           

                        

ISSN 2526-690X