AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO LEITO DE SECAGEM NO PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO DE LODO GERADO NOS DECANTADORES DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Fernando Neris Rodrigues, Diego Vipa AMÂNCIO, Kátia Daniela Ribeiro, Ronaldo Fia, Gilberto Coelho

Resumo


Durante o processo de tratamento da água são gerados resíduos dentre eles o lodo, que, na maioria das estações, não são tratados e são devolvidos diretamente ao manancial, impactando-o negativamente. O trabalho apresenta a utilização de um leito de secagem convencional como tratamento preliminar para os resíduos gerados no decantador da ETA de Formiga MG, no intuito de reduzir o impacto causado pelo seu lançamento direto nos corpos receptores. Para tanto, a pesquisa se constituiu nas seguintes etapas: i) caracterização dos períodos (seco e chuvoso) nas características da água bruta e na geração de lodo; ii) construção de um leito de secagem convencional; iii) coleta, caracterização do lodo, e monitoramento do processo de desidratação do lodo; iv) caracterização físico-químico biológica do percolado gerado no processo de desidratação do lodo em vigência com a Resolução CONAMA 430/11. Os resultados da caracterização do lodo bruto indicaram que o mesmo não se enquadra nas normas de lançamentos de efluentes. O leito de secagem mostrou-se ser um excelente mecanismo de desidratação do lodo, deixando o mesmo, em ambos os períodos da pesquisa, em condições apropriadas para transporte do mesmo. Já as análises do percolado gerado no processo de desidratação indicaram que o alumínio residual da dosagem de sulfato de alumínio, ficou retido no leito de secagem, sendo que os demais parâmetros, como ferro, turbidez, cor, DBO e sólidos totais, foram reduzidos significativamente, ficando dentro dos parâmetros permitidos pela Resolução CONAMA nº 430/2011. Em uma simples desidratação do lodo temos excelentes resultados.

Palavras-chave


Lodo de ETA. Desidratação. Percolado.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº 274, de 29 de novembro de 2000. Define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. Diário Oficial da União, nº 18, de 25 de janeiro de 2001, Seção 1, páginas 70-71.

BRASIL. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências, do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 mar. 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011.

CATUNDA, P. F.; VAN HAANDEL, A. C.; MEDEIROS, U. T. P. Um método experimental para o dimensionamento e a otimização de leitos de secagem de lodo. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA, 19, 1998, Lima. Anais... Lima: AIDIS, Peru, 1998.

CORDEIRO.J.S. Processamento de Lodos de Estações de Tratamento de Água (ETAs). In: Resíduos sólidos do saneamento: processamento, reciclagem e disposição final. Andreoli, C. V. Rio de Janeiro: Rima, ABES, 2001. 282 p.: il. Projeto PROSAB. 121-142.

DI BERNARDO, L.; DANTAS, A. B.; VOLTAN, P. E. N. Métodos e técnicas de tratamento e disposição dos resíduos gerados em estações de tratamento de água. São Carlos: Ldibe, 2012. 540 p.

Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 92, 16 maios 2011. p. 89.

FERRANTI, A. M. Desidratação de lodos de tratamento de água. 2005. 116 p. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

RAMALDES, D. L. C. et al. Resultados de testes de desidratação de lodo de reatores UASB através de processos naturais e mecânicos. In: SIMPÓSIO LUSO BRASILEIRO, 9, 2000, Porto Seguro. Anais... Porto Seguro: Silubesa, 2000.

REALI, M. A. P. Principais características quantitativas e qualitativas do lodo de ETAs. In: REALI, M. A. P (Coord.). Noções gerais de tratamento e disposição final de lodos de estações de tratamento de água. Rio de Janeiro: ABES, 1999. p. 21-39.

RICHTER, C.A. Água-métodos e tecnologia de tratamento. São Paulo-SP: Blucher, 2009. 340p.

VAN HAANDEl, A. C.; LETTINGA, G. Tratamento anaeróbio de esgoto - Um método experimental para o dimensionamento e otimização de leito de secagem, 1994.

VASCO, A. N. et al. Avaliação espacial e temporal da qualidade da água na sub-bacia do rio Poxim. Sergipe, Brasil. Ambi-Agua, Taubaté, v. 6, n. 1, p. 118-130, 2011.

VON SPERLING, M. Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos. Universidade Federal de Minas Gerais, 3ªed. Belo Horizonte, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.5892/st.v2i2.5129

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                                           Sumários.org    

 

                        

ISSN 2526-690X