ALTERNATIVA PARA DIMENSIONAMENTO DE REDES RAMIFICADAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: AVALIAÇÃO HIDRÁULICA E ORÇAMENTÁRIA

Mariana Luíza da Silva, Michael Silveira Thebaldi, Tiago de Morais Faria Novais

Resumo


O abastecimento de água potável é um dos componentes do Saneamento Básico, sendo não só importante a qualidade da água que é entregue à população, mas também sua quantidade e condição hidráulica de disponibilização. Neste sentido, para o dimensionamento hidráulico, a NBR 12218 estabelece um diâmetro mínimo de dimensionamento, porém, vê-se que em casos particulares, não há necessidade deste ser utilizado, o que levaria a um custo inferior da obra. Assim, a partir do exposto, o objetivo deste trabalho é conceber a rede de abastecimento de água de um loteamento residencial, realizando seu dimensionamento a partir da fixação de um diâmetro mínimo comercial, conforme estabelecido pela NBR 12218/2017, e sem que este critério seja considerado, comparando tecnicamente os projetos obtidos. Para tal, fez-se necessário realizar o traçado da rede de abastecimento do loteamento a ser estudado, além de dimensionar as redes definidas a partir de critérios hidráulicos e de projeto, para vazões per capita de 150 e 350 l/habitante dia. Para possibilitar uma comparação mais robusta entre os sistemas, foi determinado também o quantitativo de materiais a serem utilizados, bem como o custo das obras de implantação para os diferentes cenários. Para ambas as vazões per capita estudadas, houve redução do custo total da obra para o livre dimensionamento, sem que a qualidade hidráulica da rede, relativa às cargas de pressões atuantes previstas, seja prejudicada. Assim, para loteamentos pequenos, diâmetros inferiores a 50 mm podem ser utilizados, desde que sejam seguidos critérios pertinentes à engenharia hidráulica na seleção dos diâmetros.

Palavras-chave


Água Potável; Custo de execução; Engenharia Hidráulica; Projeto; Saneamento Básico.

Texto completo:

PDF

Referências


AMANCO. Catálogo linha infraestrutura 2017. Disponível em: . Acesso em 01 de outubro de 2018.

AMANCO. Catálogo linha predial 2015. Disponível em:

. Acesso em 01 de outubro de 2018.

AZEVEDO NETTO, J. M.; FERNÁNDEZ, M. F.. Manual de hidráulica. 9ª ed. São Paulo: Blücher, 2015. 632 p.

BRASIL. Portaria Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os Procedimentos de Controle e de Vigilância da Qualidade daÁgua para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade. Diário Oficial da União,Brasília, 2011. Disponível em:

.

Acesso em: 14 de março de 2018.

COUTO, L. M. M.; Elementos Da Hidráulica. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. 576 p.

MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. 4.ed. Rio de Janeiro: LCT, 2010.

SANTOS, J. O. et al. A Qualidade da Água para o Consumo Humano: Uma Discussão Necessária. Revista Brasileira de Gestão Ambiental - RBGA, Pombal - PB, v.7, n.2, p. 19-26, 2013.

SINAPI. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Disponível em: . Acesso em: 18 de maio de 2018.

SOARES, A. K. Calibração de modelos de redes de distribuição de água para abastecimento considerando vazamentos e demandas dirigidas pela pressão. São Paulo. 153 p. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2003.

TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. 4. Ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Universidade de São Paulo. 2006. 643 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5892/st.v3i1.5263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                                           Sumários.org    

 

                        

ISSN 2526-690X