RELAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E O USO DO COMPUTADOR: O SUPORTE DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Resumo
As diferentes possibilidades tecnológicas têm permitido o caminhar pedagógico atrelado a uma educação mediada por várias ferramentas entre elas o computador. A tecnologia é um fator que implica num novo modo de fazer educação. Nos anos iniciais o computador pode ser suporte de escrita na fase de alfabetização. Neste sentido o objetivo desse artigo é identificar ações relacionadas a alfabetização e letramento com o uso do computador nos anos iniciais. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise bibliométrica da literatura seguida de um relato de experiência realizado em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental no estado de Santa Catarina. Como resultado constatou-se a escassez de publicações científicas, empíricas e teóricas, que explicitam sobre a ligação entre alfabetização e letramento com o uso do computador. Os trabalhos apontaram para a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre o uso do computador nos anos inicias para o alfabetizar letrando.
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