FOMENTO À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DA GESTÃO AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Daianny Madalena Costa, Jéssica Ramos Mota

Resumo


A presente artigo é construído a partir da pesquisa realizada no período 2017-2018, a qual teve por objetivo analisar como colegiados da gestão municipal de educação, da cidade de Novo Hamburgo/RS, fomentam uma educação de qualidade, buscando atingi-la, por meio do mapeamento da situação da meta 7, correspondente ao Plano Municipal de Educação. Para isso, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa, adotando-se como instrumento de coleta - questionários e análise documental. O tratamento dos dados foi realizado com base nos pressupostos teóricos de uma educação emancipadora e participativa. Identificou-se que a qualidade da educação está relacionada ao direito de seu acesso, à aprendizagem efetiva e à formação de cidadãos. Para isso, os componentes desses colegiados, reconhecem a sua participação como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica do município, principalmente sob a forma de acompanhamento da meta aqui analisada, na relação com os indicadores expressos pelo Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.


Palavras-chave


Plano Municipal de Educação; Meta 7; Qualidade da Educação; Gestão Municipal de Educação.

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