ENTRE A EMOÇÃO E A RAZÃO: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS

Amanda Heiderich Marchon, Taciana de Souza Pereira

Resumo


Este trabalho propõe-se a analisar os posicionamentos que perpassam a discussão sobre a implantação ou não de aulas sobre educação sexual nas escolas. Tal abordagem se justifica pela relevância do tema, uma vez que o governo atual promoveu discussões em relação à proibição dessas aulas por questões religiosas e morais. Este estudo, à luz das pesquisas sobre discurso e argumentação (AMOSSY, 2017; 2018), tem por finalidade discutir como a mobilização da emoção e da razão podem figurar como estratégias argumentativas. Para tanto, propomos a análise de dois artigos de opinião, um a favor e um contra a educação sexual nas escolas, que foram publicados na coluna Tendências e Debates do jornal Folha de São Paulo no dia 12/01/19. Como resultados, foi possível identificar que o texto que se apropriou em um ponto de vista voltado para o campo da religião recorreu a estratégias pathêmicas como meio de convencer o leitor, ao passo que o texto que partiu de um embasamento jurídico fez mais uso de argumentos lógicos.


Palavras-chave


Artigo de opinião; Emoção; Razão

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Referências


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