EDUCAÇÃO CORPORATIVA E COMPETITIVIDADE: um estudo de caso em uma empresa de eletrônicos do sul de Minas Gerais

Jessyca Aparecida Luiza da Silva, Sheldon Willian Silva, Pedro dos Santos Portugal Júnior, Lucas Rosa Paiva, Fabricio Pelloso Piurcosky, Ernani de Souza Guimarães Júnior

Resumo


O aumento da demanda pela atualização e desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades exige das organizações maiores investimentos em programas de treinamento e desenvolvimento dos empregados. Esta pesquisa investiga o processo de implantação de um programa de educação corporativa e seus resultados em uma empresa do ramo de eletrônicos, situada no sul de Minas Gerais, baseando-se no princípio da competitividade. A pesquisa de caráter descritivo assume a característica de estudo de caso, a partir da percepção dos gestores responsáveis pelo programa de educação corporativa na Empresa. De acordo com os entrevistados, o grande desafio está na mensuração das áreas em que o programa possui melhor aproveitamento e o quanto interfere nos resultados financeiros. Confirmando o princípio da competitividade, o programa de educação corporativa colaborou para que as iniciativas de capacitação de seus funcionários estivessem alinhadas à estratégia da organização e adquirisse vantagem competitiva.

Palavras-chave: Educação Corporativa. Competitividade. Aprendizagem. Conhecimento. Competências.


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ISSN Eletrônico/EISSN: 2238-5266


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