METODOLOGIAS DE ENSINO PARA JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Emerson Junio Rezende ROMÃO, Paulo Victor da Silva BARBOSA, Mairon César MOREIRA

Resumo


Este artigo foi embasado em pesquisas onde as metodologias de ensino dos jogos esportivos coletivos na Educação Física escolar foram colocadas em amostra, apresentando-as juntamente com os respectivos contextos históricos, progressão e aplicabilidade. Assim, o presente estudo objetivou em investigar e apresentar as principais metodologias para o ensino dos JEC’s, onde esta evolução teve um aperfeiçoamento de variados aspectos. Os resultados encontrados durante a pesquisa mostra uma constante evolução na aplicação de métodos e pode ser modificada conforme o desejo do professor e suas necessidades partindo para a resolução de problemas originais do jogo, no ensino da tática baseado na faixa etária dos alunos, no ensino do esporte com o intuito de formar o indivíduo autônomo e emancipado, em relação à capacidade jogo como nos aspectos sociais, no desenvolvimento da técnica baseada nas capacidades coordenativas, no desenvolvimento da tática através de situações reais de jogo e no auxílio do desenvolvimento da criatividade, entre outros aspectos. Assim, sugere-se novos estudos relacionados às metodologias voltadas para os jogos esportivos, tanto para auxilio profissional, como para facilitar a aquisição de novos conhecimentos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN Eletrônico/EISSN: 2238-5266


Indexado em:

                                                     Latindex         Funadesp        Sumarios       Livre