NOVAS EVOLUÇÕES DO MERCADO DE CRÉDITO: UMA ANÁLISE SOBRE AS FINTECHS

Caroline Agostinho FERREIRA, Pedro dos Santos PORTUGAL JÚNIOR, Sheldon William SILVA, Nilton dos Santos PORTUGAL, Felipe Flausino de OLIVEIRA, Ernani de Souza G GUIMARÃES JUNIOR

Resumo


Este trabalho aborda as constantes mudanças que o mercado financeiro tem sofrido ao longo dos anos. Tal abordagem é devido ao aumento da quantidade de clientes que passaram a aderir ao uso da tecnologia financeira de pequenas empresas em detrimento dos modelos tradicionais de atendimento bancário. Assim, o objetivo do estudo é compreender as novas evoluções ocorridas no mercado financeiro, especificamente de crédito, com relação aos novos modelos de negócios, e a forma como os clientes estão se comportando diante deste novo cenário e como os bancos têm se adaptado a estas mudanças. Este propósito foi atingido através de um estudo identificando as três maiores Fintechs que revolucionaram o mercado de cartões de crédito, modelo de gerenciamento pessoal financeiro e de investimentos. Sendo elas: NUBANK, GUIA BOLSO e OiWARREN, respectivamente. O resultado da pesquisa indica que os clientes têm se adequado e respondido de forma positiva a este novo cenário que, em tão pouco tempo, conquistou um número considerável de usuários. Os maiores prejudicados neste setor são os bancos tradicionais que, apesar do desenvolvimento de projetos de inovação que os aproximam dos novos concorrentes, apresentam indícios de perdas de clientes e até mesmo fechamento de agências.

PALAVRAS-CHAVE: Mercado de Crédito; Fintechs; Startup; Instituições Financeiras.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN Eletrônico/EISSN: 2238-5266


Indexado em:

                                                     Latindex         Funadesp        Sumarios       Livre