CHARGE: HUMOR, IMAGEM E TEXTO NA SALA DE AULA
Resumo
Este trabalho discute a questão de como os aspectos verbais e pictóricos do Gênero Charge podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Língua Materna (LM) no 9º ano do Ensino Fundamental. Embasado em conceitos fundamentados em teóricos como Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (2003); Bakhtin (1993), Romualdo (2000), objetiva refletir sobre as características da charge e, especificamente, analisar os elementos verbais e pictóricos; os sentidos intertextuais e de carnavalização bakhtinianas do gênero, para auxiliar no ensino e aprendizagem em sala de aula e contribuir para a formação (inicial e continuada) do docente de LM. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativo-interpretativa de natureza aplicada, assim, escolhemos três charges, analisamos os elementos visuais e verbais, e os sentidos produzidos através dos elementos constitutivos. Desse modo, estimulando a utilização do gênero em tela, esperamos auxiliar na prática docentee, assim, contribuir para a formação do discente do ensino fundamental, pois a abordagem discutida proporciona a introdução e estudo de textos heterogêneos no meio escolar como forma de desenvolver a leitura, análise e produção textual.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1807-9717
Indexado em: