A INTERAÇÃO EM TEXTOS DE PÁGINAS INSTITUCIONAIS DO FACEBOOK DE TEMÁTICA EDUCACIONAL

Virgínia de Martins Carboniéri

Resumo


O presente artigo pretende apresentar análises de textos recortados do facebook, de páginas com temática educacional, observando questões relacionadas ao estudo da interação na atualidade, especificamente em textos midiáticos encontrados e recortados de páginas do Facebook. Como princípio norteador temos a definição de gênero adotada por Bakhtin (2003), segundo a qual para que um gênero se classifique como tal deve ter como elementos estruturadores uma estrutura composicional, uma temática e um estilo. O que se propõe como objetivo da pesquisa é, a partir da fundamentação teórica oferecida pela semiótica, proceder à análise de textos postados no facebook. Examinar os mecanismos de construção do sentido e os critérios relativos à interação contida nos textos recortados são os objetivos específicos da pesquisa. O trabalho se insere enquanto atividade de pesquisa do grupo Logos: Grupo LOGOS – Estudos de língua, linguagem e discurso, portanto, tem como temática a análise de enunciados do facebook voltados à temática sul-mineira do âmbito educacional. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir com estudos na área de Linguística/Semiótica fornecendo condições ao professor de discutir e reorganizar seus próprios fundamentos em torno da noção de interação em ambientes virtuais.
Palavras-chave: Gênero. Discurso. Mídias Digitais. Interação.
Introdução


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester