AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: CONCEPÇÕES DE EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS

Ananias Agostinho da Silva, Maria Gorete Paulo Torres

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo investigar e analisar concepções de egressos de Curso de Letras sobre propostas de trabalho com as sequências didáticas no ensino de produção de textos escritos. Para isso, elaboramos um formulário composto por questões abertas e fechadas que foi aplicado aos egressos de Curso de Letras de uma universidade pública brasileira. Como aporte teórico, temos os postulados do interacionismo sóciodiscursivo dos pesquisadores da Escola de Genebra, mais especificamente nos estudos de Jean Bronckart (2001, 2006) e Joaquim Dolz, Michele Noverraz & Bernard Schneuwly (2004) sobre a proposta de sequências didáticas. Os resultados desta investigação mostraram que, apesar de afirmarem conhecer a proposta de sequências didáticas, grande parte dos egressos investigados não compreende verdadeiramente como executá-las em sala de aula, o que aponta para a necessidade de um redirecionamento nas concepções desses egressos em relação ao trabalho com os gêneros na escola, principalmente no que diz respeito à aplicação da proposta de sequências didáticas.

 

Palavras-chave: Egressos de Curso de Letras. Gêneros textuais. Produção de textos. Sequências didáticas.


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ISSN  1807-9717


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