ESTRUTRURA POTENCIAL DO GÊNERO EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO PARÁ E DO TOCANTINS
Resumo
Trata-se de um artigo em que nos propomos a iniciar uma análise sobre a Estrutura Potencial do Gênero (EPG) de relatórios de estágio supervisionado produzidos por professores em formação inicial de duas Licenciaturas em Matemática: uma ofertada no Estado do Pará e outra ofertada no Estado do Tocantins. As análises que procuramos desenvolver comparam as duas realidades acadêmicas que, mesmo sendo diferentes, apresentam semelhanças no que se refere às EPG que analisamos. A metodologia que utilizamos é do tipo documental, tendo em vista que analisamos relatórios de estágio supervisionado, e de abordagem qualitativa. Percebemos que a EPG dos relatórios que compõem o corpus da pesquisa, produzidos em ambos os Estados, são bastante instáveis quando nos referimos aos títulos das seções. Entretanto, quando nos referimos ao conteúdo semiotizado, a diferença entre os dados é mínima. Este artigo contribui com as investigações do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens nos Estágios Supervisionados – PLES (UFT/CNPq).
Palavras-chave: Letramento; Professor em Formação Inicial; Gênero.
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ISSN 1807-9717
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