HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dione Márcia Alves MORAES

Resumo


Este escrito procura analisar o trabalho desenvolvido com alunos, do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. Procuramos fazer aproximações entre a linguística e a psicanálise, desenvolvendo uma pesquisa qualitativo-interpretativa, que se delineia como uma pesquisa-ação. Objetivamos discutir como o trabalho com histórias em quadrinhos (HQs) pode contribuir para o desenvolvimento da fluência e compreensão leitora dos alunos. Nesta apresentação discutiremos os dados de dois alunos em relação a duas atividades: uma de leitura e compreensão de uma história do Calvin e Haroldo e a outra de leitura em voz alta e recontagem da HQ “Apaixonada...”. A finalidade dessas atividades é desenvolver a leitura silenciosa, a memória textual e a produção de inferências para a construção de sentidos. Concluímos a partir da primeira atividade que as duas crianças, apesar de não apreenderem os sentidos metafóricos da história, procuram fazer diferentes inferências a partir da imagem e do escrito; e da segunda, que ambas conseguem ler uma HQ de seis páginas, entretanto apresentam heterogeneidade nas capacidades de recontar a história e de compreendê-la.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester