A CONFIGURAÇÃO DISCURSIVA NOS QUADROS O VIOLEIRO E CHICO VIOLEIRO, SOB A PERSPECTIVA DA GDV

Leonardo Coelho Corrêa-Rosado

Resumo


O objetivo do presente artigo é descrever a composição visual dos quadros O Violeiro, do pintor realista brasileiro Almeida Júnior, e do quadro/paródia Chico Violeiro, do cartunista Maurício de Souza, de forma a observar quais discursos são veiculados nos quadros e se, no processo de parodiaziação, esses mesmos discursos são mantidos ou não. Para a realização deste objetivo, utilizamos o arcabouço teórico-metodológico fornecido pela Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen. Os resultados mostram que os recursos semióticos utilizados por ambos produtores reproduzem discursos hegemônicos sobre a segregação social de gênero, em que a mulher é representada como sendo inferior ao homem. Dessa maneira, observamos que no processo de parodiaziação há a manutenção de tais discursos.


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ISSN  1807-9717


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