MEMÓRIA DE TRABALHO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA ITALIANA NO BRASIL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Lidiomar José Mascarello (UFSC)

Resumo


RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas à área de italiano como segunda língua e ao construto cognitivo memória de trabalho associado ao desenvolvimento de habilidades de leitura em língua estrangeira. O conceito de memória de trabalho adotado será o definido por Baddeley e Hittch (1974), em sua versão atualizada, Baddeley (1996, 2000, 2011). Sobre habilidade de leitura e suas relações com a memória de trabalho, as principais referências são os estudos de Gathercole e Pickering (2000); Swanson e Sachse-Lee (2001), Klingberg et al. (2002), Klingberg  et al. (2005), Gatercole e Alloway (2006), Gathercole e Alloway (2008), Gathercole et al (2008), Souza (2012), Dehaene (2012), Seabra e Capovilla, (2010). Os resultados da pesquisa indicam que praticamente inexistem estudos voltados para a área de italiano como língua estrangeira no Brasil relacionado à leitura e memória.


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ISSN  1807-9717


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