ESPECTROS DA IDEOLOGIA EM BRAZIL, DE TERRY GILLIAM: NOS RASTROS DE LEGITIMAÇÕES E (DES)CONTROLES POSSÍVEIS
Resumo
As relações entre a ideologia e os seres humanos podem ser problematizadas a partir de diversos autores e abordagens. Fundamentados pelos estudos de Slavoj Žižek, podemos afirmar que os aparatos ideológicos no âmbito de várias cenas que compõem a obra cinematográfica Brazil, de Terry Gilliam, podem ser percebidos por meio de uma dupla mobilização da fantasia operada no filme: servindo à legitimação da ideologia e atuando como forma de escapar diante dela. Ao apresentar um cenário distópico, em que cidadãos são vitimados pelas injunções de um governo totalitário, que regula e disciplina os sujeitos, o filme procede a uma crítica da ilusão da tecnologia como promessa de bem-estar. Além disso, empreende uma paródia das instituições burocráticas que, na contramão de uma ordem liberal, detém poder sobre a vida de todos, gerenciando os moradores da cidade fictícia em que o filme ocorre.
Palavras-chave: Alienação. Ideologia. Cinema.
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ISSN 1807-9717
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