LÍNGUA INGLESA: ENTRECRUZAMENTO DE IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES

Silvelena Cosmo Dias

Resumo


Este trabalho parte do acontecimento histórico-educacional no que se refere ao processo de implementação da nova Proposta Curricular, em 2008, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo destinada ao Ensino Fundamental e Médio, que em 2009 passou a ser o Currículo Oficial do referido estado. Temos como objetivo interpretar oprocesso identitário do professor temporário de língua inglesa por meio das representações que ele faz a respeito do seu nível de satisfação de conhecimento sobre a língua alvo que ensina, sobre o significado e a importância dessa língua na sua vida. Este estudo alicerça-se no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso amparada na teoria de representação de Pêcheux (1990), no conceito de Identidade de Coracini (2003, 2007) e de Hall (2000, 2006). Para a constituição do nosso corpus , foi realizada uma entrevista com três professores, no final do ano letivo de 2009. Os dados apontam a posição do sujeito assumida no mundo imbricado com o objeto de amor, de desejo, ou seja, a língua inglesa, em que o sujeito reluta para controlá-la, dominá-la, no entanto, se vê diante da incapacidade de possuí-la e, assim, assume uma posição de submissão diante da impossibilidade de apropriação.


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ISSN  1807-9717


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