BASES INTERACIONISTAS PARA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO INDÍGENA

Francinete de Jesus Pantoja Quaresma, Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, Fátima Cristina da Costa Pessoa

Resumo


Neste texto, com base nas ideias de Bakhtin (1988; 2003), Bronckart (1996), Goffman (1961), Gumperz (1982), Vion (1992) e demais teóricos que tratam sobre o interacionismo, bem como com base nos estudos sociolinguísticos defendidos por Labov, procuramos refletir sobre o interacionismo presente no trabalho do pesquisador ao realizar a análise de seu objeto de estudo, o Livro Didático (doravante LD) voltado para a educação escolar indígena. Percebemos que o pesquisador, ao realizar estudos sobre esse suporte didático-pedagógico, assim como o autor do livro, o professor e os alunos indígenas que o utilizam, também se apresenta como um sujeito de interação neste quadro interativo vivenciado por produtores e receptores de conhecimento científico. Nossa análise evidencia os postulados de Robert Vion, para quem a interação não se dá apenas na co-presença física dos participantes.

 


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ISSN  1807-9717


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