MULTIMODALIDADE, MODALIZAÇÃO E ESCOLHAS LEXICAIS COMO ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVO-PERSUASIVAS EM UM VÍDEO DE PROPAGANDA ELEITORAL

Ana Miriam Carneiro Rodriguez (UNINCOR)

Resumo


O presente trabalho objetiva perceber quais estratégias discursivo-argumentativas com vistas à persuasão são utilizadas na produção de um dos vídeos de campanha eleitoral do presidenciável Aécio Neves, nas eleições de 2014. Para isso, analisamos se e como multimodalidade, modalização e escolhas lexicais podem contribuir para o alcance do propósito comunicativo do gênero analisado, que é conseguir a adesão do cidadão eleitor telespectador, gerando a ação pública e particular de, no domingo de eleição, votar na legenda 45. Percebemos que a multimodalidade, mesmo sendo parte integrante do gênero em questão, pode ser utilizada como uma estratégia argumentativa e persuasiva se considerarmos que cada um dos modos semióticos, além de exprimirem uma mensagem, ainda reafirmam as expressas pelos outros modos, intensificando os argumentos e potencializando a capacidade persuasiva da materialidade discursiva. Sobre a modalização, constatamos que o enunciador se posiciona nitidamente e se compromete com seu discurso, tanto pela linguagem verbal como pela corporal. No que diz respeito às escolhas lexicais, pode-se perceber que há uma seleção de palavras com carga semântica positiva para se referir ao candidato Aécio e uma seleção de vocábulos considerados negativos associados à oposição.
PALAVRAS-CHAVE: Multimodalidade; Escolhas lexicais; Modalização; Propaganda eleitoral; Persuasão.


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ISSN  1807-9717


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