PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESCRITA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: ENTRE RELATOS E REFLEXÕES EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

José Jilsemar da Silva (UERN)

Resumo


No presente trabalho, é meu propósito construir reflexões sobre uma proposta de produção escrita do gênero artigo de opinião. Objetivo, mais especificamente, refletir sobre a implementação de uma proposta pedagógica para o ensino da produção do artigo de opinião que toma como ponto de partida orientações didático-metodológicas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Como respaldo teórico, assumo pressupostos da abordagem dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin, assim como trabalhos de estudiosos que discutem o ensino de línguas como Antunes (2003); Barros (2015); Geraldi (2015); Schneuwly & Dolz (2004). Trata-se de um estudo em que adoto uma abordagem qualitativa e a metodologia da investigação narrativa. Utilizo-me da produção do diário de aula como instrumento metodológico para reflexão da prática educativa. A proposta de produção foi desenvolvida na 3ª série do ensino médio em uma escola pública no município de Marcelino Vieira-RN. Com base na reflexão realizada, percebo um efetivo avanço no ensino-aprendizagem do gênero artigo de opinião, visto a superação de grande parte dos problemas encontrados durante todo o processo de desenvolvimento da proposta. Como conclusão, aponto um diálogo fecundo entre a proposta desenvolvida e as orientações da olimpíada para o ensino de escrita do gênero artigo de opinião.

Palavras-chave


Proposta de Produção; Gênero Artigo de Opinião; Olimpíada de Língua Portuguesa.

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ISSN  1807-9717


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