A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NO CASO DO CORONAVÍRUS (COVID-19): UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Nayara Iris Silva Souza (UFOP)

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as fake news, que nos chega em mãos por meios dos ambientes midiáticos digitais produzem sentido. Inicialmente, buscamos compreender como esse novo fenômeno surgiu e como se reproduzem no ambiente on-line. Em seguida, apresenta-se um breve parâmetro da situação atual do coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo, e por fim, o quadro teórico metodológico foi construído com base nos princípios da Análise do Discurso: BRANDÃO (2014); BENVENISTE (1989); BAKHTIN (2006) e CHARAUDEAU (2013, 2016). Nas análises, foi possível identificar as estratégias utilizadas por aqueles que constroem as fake news. Sendo assim, ao reconhecê-las, é possível evitar sua larga propagação, além de impedir que tenham impacto na vida e na tomada de decisões no ambiente off-line.


Palavras-chave


Fake News; Coronavírus; Análise do Discurso.

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ISSN  1807-9717


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