ECOS FANTÁSTICOS: BREVE ESTUDO SOBRE A LITERATURA FANTÁSTICA NO CONTO “MATER DOLOROSA” DE PAULO SORIANO

Débora Caroline Brauner (UNESP)

Resumo


Publicado na internet, o conto “Mater Dolorosa” de Paulo Soriano recebeu o “Prêmio Asabeça” em 2007, o que só foi possível devido a grande disseminação que a literatura fantástica conquistou no Brasil no século XXI, com a ascensão da internet e a consequente democratização dos meios de divulgação de obras. Este artigo tem como objetivo apresentar considerações sobre as manifestações do fantástico no conto “Mater Dolorosa” do escritor contemporâneo Paulo Soriano, para tanto recorremos de Todorov (1970), Lovecraft (1987) e Sartre (1943), autores junto aos quais depreendemos as bases teóricas para a análise do conto de Paulo Soriano. A narrativa de Soriano atesta uma tendência de valorização, no ambiente cultural da contemporaneidade, do gênero fantástico, o qual, a rigor, em poucos momentos da literatura brasileira foi valorizado. Assim, as reflexões que ora apresentamos sobre o fantástico em “Mater Dolorosa” também consideram o contexto de desenvolvimento do gênero fantástico no Brasil.


Palavras-chave


literatura fantástica, literatura na internet, conto.

Texto completo:

PDF

Referências


CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750- 1880. 11ª edição. Ouro sobre azul: Rio de Janeiro, 2007.

LIMA, Luiz Costa (org.). Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural na literatura. Tradução de João Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.

NASCIMENTO, Natália de Barros. Memórias Obscuras: o terror nos contos de Henry Evaristo. 2016. 121 f. (Mestrado em Letras). – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Assis, 2016.

SARTRE, Jean Paul. Aminadab, ou o fantástico considerado como uma linguagem. In: Situações I: críticas literárias: São Paulo, Cosacnaify, 2005 (1943).

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975 (1970).

FRATUCCI, Amanda da Silveira Assenza. O fantástico tradicional: do século XIX à contemporaneidade. In: XV Congresso Internacional da Abralic, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. I. p. 606-617.

SORIANO, Paulo. Mater Dolorosa. Contos de Terror. Disponível em: . Acesso em: 24 de jun. de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717

Editora: Profa. Dra. Cilene Margarete Pereira (UninCor) - Período: 2019-2020

Editor: Prof. Dr. Luciano M. Dias Cavalcanti (UNICAMP) - Período: 2019-2020


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester