“CARTA Nº 2”: PARÓDIA E METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA RECONSTRUINDO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Amanda Lacerda de Lacerda (PUC-SP)

Resumo


O presente artigo toma como objeto de análise o conto “Carta nº 2”, de Reinaldo Moraes, que constrói uma paródia da Carta a El-Rey Dom Manuel, de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1500. A questão discutida é em que medida o conto apresenta uma contranarrativa à margem do cânone. Nesta nova versão, o interlocutor não é a corte oficial portuguesa, mas uma suposta amante do escrivão a quem ele se dirige de modo a construir um relato alternativo da chegada dos primeiros portugueses neste território a que se chamou Brasil. A literatura contemporânea brasileira, rica em diálogos com as narrativas oficiais, apresenta possibilidades de leitura e análise que permitem certas reconstruções do discurso histórico. A carta de 1500, documento considerado como um dos objetos fundadores da nacionalidade brasileira, é, nesta peça ficcional, parodiada por meio da perspectiva da metaficção historiográfica, conforme postulada por Linda Hutcheon (1991) e lida com base no panorama apresentado por José Murilo de Carvalho (2003) acerca da construção de símbolos nacionais.

Palavras-chave


Literatura Brasileira; Conto contemporâneo; Paródia; Metaficção historiográfica, Reinaldo Moraes.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, José Murilo. Nação imaginária: memória, mitos e heróis, In: Novaes, Adauto (Org.) A crise do Estado-nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 395-418.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.

JACOMEL, Mirele Carolina Werneque; SILVA, Marisa Correa. Discurso histórico e discurso literário: o entrelace na perspectiva da metaficção historiográfica. CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, n. 3, 2007, Maringá. Anais [...]. Maringá, 2009. p. 740-748.

Disponível em:

. Acesso em: 03 de jul. de 2020.

MORAES, Reinaldo. Carta nº 2. In: _______. Umidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 118-135.

NOVAIS, Fernando Antonio. A invenção do Brasil. Teoria e Debate, n. 44 - abr/maio/junho de 2000. Entrevista concedida a José Corrêa Leite e Walnice Nogueira Galvão. Disponível em: . Acesso em: 12 de jan. De 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester