A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL POR JORNAIS ONLINE MINEIROS
Resumo
O presente artigo é um resumo de uma pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado, que analisa como dois jornais online mineiros, O Tempo e Estado de Minas, criam a imagem do adolescente autor de ato infracional em suas notícias através de escolhas lexicais para nomeá-los, bem como pelo discurso produzido na notícia. A pesquisa foi realizada à luz da teoria da semiolinguística do discurso de Patrick Charaudeau, considerando a análise de trezentas e vinte (320) notícias publicadas pelos jornais no período de abril até setembro de 2015, ano de discussão da PEC 171/1993, que discorre sobre a redução da maioridade penal. Observamos que a forma como os jornais constroem a imagem do adolescente autor de ato infracional influenciam os leitores a concordar com a proposta de redução da maioridade penal.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARIÈS, Phillipe; DUBY, Georges. (1985). História da vida privada. Tradução de Hildegard Feist Volume 1: do Império Romano ao ano mil. Reimpressão da 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006a, pp. 261-306 [1952-1953].
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução de Maria da Glória Novak e Luiza Neri. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2006.
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Gêneros do discurso: unidade e diversidade. Periódico Polifonia. Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, v.8, n. 08. 2004. Disponível em: .
BRASIL. Câmara dos deputados. Projeto de Emenda à Constituição PEC 171/1993. Altera a redação do art. 228 da Constituição Federal (imputabilidade penal do maior de dezesseis anos). Disponível em: . Acesso em 05/11/2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. s/p. Disponível em: . Acesso em 20 de setembro de 2019.
BRASIL. Lei nº 2040 (Lei do Ventre Livre). Rio de Janeiro, de 28 de setembro de 1871. Disponível em: . Acesso em: 30 de setembro de 2019.
BRASIL. Lei Federal nº 8.069. (Estatuto da Criança e do Adolescente). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Presidência da república, casa civil, subchefia para assuntos jurídicos. Diário oficial da união, Brasília, 13 de julho de 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 20 de setembro de 2019.
BRASIL. Código Penal (1940). Constituição da República Federativa do Brasil de 1940. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: . Acesso em: 30/09/2019.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2014.
CHARAUDEAU, Patrick. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2018.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In – MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de análise do discurso – FALE/UFMG, 2004.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.
EMEDIATO, Wander. O problema da informação midiática entre as ciências da comunicação e a análise do discurso. In: MACHADO, I. L., SANTOS, J. B. C. e MENEZES, W. A. (orgs.). Movimentos de um percurso em análise do discurso – Memória Acadêmica do Núcleo de Análise do Discurso da FALE/UFMG. Belo Horizonte: NAD/POSLIN/UFMG, 2005. Disponível em:. Acesso em 29/10/2019.
ESTADO DE MINAS. Adolescente é suspeito de matar o professor em Barcelona. ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte, 20 de abril de 2015. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2019.
ESTADO DE MINAS. Adolescente de 17 anos é apreendida após esfaquear homem no Bairro Esplanada. ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte, 30 de maio de 2015. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2019.
ESTADO DE MINAS. Estatuto da criança e adolescente completa 25 anos com direitos violados e incertos. ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte, 13 de julho de 2015. Disponível em : . Acesso em: 04/07/2019.
ESTADO DE MINAS. Punição mais severa atingiria 78,8% dos menores infratores. ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte, 18 de junho de 2015. Disponível em : . Acesso em: 04/07/2019.
GROSSMAN, Eloisa. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Adolescência e Saúde. Vol. 7, nº3. Jul/Set de 2010. Disponível em: . Acesso em 29/10/2019.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. La enunciación: De la subjetividad em el lenguaje. Tradução de Gladys Anfora e Emma Gregores. Edicial: Argentina, 1997.
MARCUSCHI, Luis Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV. v.1. n.1. João Pessoa. Outubro de 2003.
MARCHON, Amanda Heiderich. A ação coadjuvante do leitor na produção do discurso midiático. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
MOREIRA, Jaqueline de Oliveira, et. al. Medidas socioeducativas com seus dispositivos disciplinares: o que, de fato, está em jogo nesse sistema? Revista psicologia política.vol.15. no.33. São Paulo: agosto de 2015. Disponível em: . Acesso em: 29/10/2019.
NASCIMENTO, Maria Lívia do; CUNHA, Fabiana Lopes da; VICENTE, Laila Maria Domith. A desqualificação da família pobre como prática de criminalização da pobreza. Psicologia Política. Niterói - RJ, v. 14, n. 7, s/p. 2008. Disponível em: < http://www.tjro.jus.br/admweb/faces/jsp/downloadArquivo.jsp?idArquivo=d60ec965-0919-42b4-828b-ab78bccb98c6>. Acesso em: 15 de setembro de 2019.
O TEMPO. Jovem esfaqueia homem em casa que seria usada para programas. O TEMPO. Belo Horizonte, 30 de maio de 2015. Disponível em : . Acesso em: 04/07/2019.
O TEMPO. Jovem de 13 anos mata professor e fere 4 em escola de Barcelona. O TEMPO. Belo Horizonte, 20 de abril de 2015. Disponível em : . Acesso em: 04/07/2019.
O TEMPO. Centros socioeducativos aliam punição com ressocialização. O TEMPO. Belo Horizonte, 27 de julho de 2015. Disponível em : . Acesso em: 04/07/2019.
O TEMPO. Quase metade dos menores infratores apreendidos eram reincidentes. O TEMPO. Belo Horizonte, 09 de abril de 2015. Disponível em : . Acesso em: 04/07/2019.
PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. GOUVÊA, Lúcia. Helena Martins. Texto como discurso: Uma visão semiolinguística. Revista Desenredo. Vol. 8. n. 1. Passo Fundo, 2012. Disponível em: . Acesso em 29/10/2019.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline M. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SOUZA NETO, João Clemente de. Apontamentos para reflexão sobre concepções das práticas de atendimento à criança e ao Adolescente. In: SOUZA NETO, J. C.; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFCS). Modelo de relato de experiência para o XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação. 2011. Disponível em: < http://erebdsul2012.paginas.ufsc.br/files/2011/12/Modelo_relato_erebdsul.doc.>. Acesso em: 25/09/2019.
TOMÁS, Catarina Almeida. A transformação da infância e da educação: algumas reflexões sócio-históricas. Paidéia. vol. 11, nº 21. Ribeirão Preto, 2001. Disponível em: . Acesso em: 12/01/2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1807-9717
Indexado em: