ASPECTOS COGNITIVOS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA

Lidiomar José Mascarello, Miriam Maia Araújo Pereira

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a aplicação da Proposta Scliar de Alfabetização realizada em uma escola de Florianópolis. Com o objetivo de contribuir para a redução do analfabetismo e do analfabetismo funcional a pesquisadora Dra. Leonor Scliar-Cabral e equipe desenvolveram um projeto denominado Ler & Ser, e, a partir deste projeto foi desenvolvida uma proposta de alfabetização. O Método Scliar de Alfabetização é subsidiado por material elaborado especificamente para este fim que se compõe do Guia para o Professor e da Cartilha Vivi. A Proposta Scliar de Alfabetização tem como base epistemológica as neurociências. Graças aos estudos e reflexões das neurociências, hoje podemos visualizar de maneira mais clara e menos sequencial, quais circuitos cerebrais estão envolvidos no ato da leitura.  Nosso aporte teórico (SCLIAR-CABRAL, 2009a; 2009b; DEHAENE, 2012; ZORZI, 2009), centrado no campo da Psicolinguística, prioriza, sobretudo, os conceitos voltados para a realidade psicológica das invariâncias dos traços que constituem as letras e os fonemas e a noção de arquitetura neuronal. São analisadas as principais dificuldades enfrentadas pelo alfabetizando durante o processo de aprendizagem de leitura e escrita. Com a aplicação da proposta conseguimos alfabetizar com eficiência 80% das crianças que participaram da referida pesquisa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester