A INTERDISCURSIVIDADE E SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO ENEM

Magna Leite Carvalho

Resumo


O presente estudo objetivou identificar as formas de interdiscurso e subjetivação na proposta de Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2001. Os enunciados produzidos nas temáticas apresentam interdiscursividade e intertextualidade e são situações concretas da subjetivação resultante do meio social, histórico e político. O aluno é limitado em sua criatividade, pois os textos bases estão inseridos em uma ideologia. Nesse sentido o estudante torna-se, consequentemente, um reprodutor de discursos, uma vez que a linha de raciocínio aplicada na prova o direciona para tal


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester