HOMEPAGES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE EMPRESAS COMERCIAIS: UMA ANÁLISE DA MERCANTILIZAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE INTERDISCURSO

Marcelo Simoni PEREIRA

Resumo


Este artigo faz uma análise comparativa de três homepages. Como suporte teórico foi utilizada a Análise de Discurso de linha francesa com apoio da perspectiva dialógica bakhtiniana e ainda a noção de interdiscurso. O objetivo foi encontrar o ponto comum do diálogo entre duas esferas de atividade, a educacional e a comercial e, dentro da educacional, mostrar que há discursos e objetivos diversos dependendo da existência ou não de um caráter mercantil na estrutura educacional analisada. O trabalho de pesquisa pode identificar que aestrutura das homepages privadas dialogam e possuem características de feitura muito semelhantes às utilizadas pelas mercantis, que são norteadas pelas estratégias publicitárias. Foi encontrado na homepage privada muito pouco conteúdo que fosse direcionado aos já discentes dessas instituições e não foram identificados anúncios que fossem da esfera de atividade do processo educacional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester