EL DIALOGISMO Y LA CONSTITUCIÓN DE SUJETOS EN LA CONSTRUCCIÓN DE UN “PROYECTO DE DECIR” DE ALUMNOS TRABAJADORES

Paulo Roberto Almeida (UNINCOR)

Resumo


RESUMO: Assumindo a noção de sujeito como um ser sóciohistórico: nem o sujeito “fonte dos sentidos”, “todo poderoso”, nem o sujeito assujeitado, “inútil”, mas um sujeito histórico que manipula com e sobre a linguagem e que,
ao construir um discurso a partir de outro, imprime sua marca individual a um jádito, o presente trabalho tem como objetivo investigar nos textos produzidos por alunostrabalhadores de escola técnica, curso profissionalizante, período
noturno, da rede pública de ensino: i) as marcas, estratégias e recursos expressivos manipulados por alunossujeitos em trabalho com a linguagem; ii) as marcas que apontem a dialogia com outros textos (intertextualidade) e com
outros dizeres com que já tiveram contato (interdiscursividade). Norteado por um modelo epistemológico abdutivo de investigação o paradigma indiciário – procurase observar, nos textos, as singularidades que adquiriram relevância
para os alunos no processo de construção do seu discurso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN: 1807-8591

Indexado em:

                           Capes        Latindex       Harvester        Ibict       Pkp
 
 
                                        Sumarios     DOAJ      LivRe           Dialnet
 
                               EBSCO       Funadesp