“Um samba em homenagem à nata da malandragem”: o samba malandro, de João da Bahiana a Chico Buarque

Francisco Antonio Romanelli (UNIVÁS)

Resumo


No mundo do samba, o malandro assumiu forma típica de comportamento, gingado, com base na síncopa característica do ritmo negro dos povos de origem banto. Essa forma de malandragem contribuiu para a evolução do gênero musical “samba”, por intermediar o diálogo entre a cultura tradicional do mundo reprimido, oprimido e perseguido dos negros pós-abolição da escravatura – fins do século XIX e início do século XX – e a nascente indústria cultural do mundo branco, com motivações capitalistas. O malandro do samba, no entanto, se investiu de características próprias e, dono do dom da palavra, de um discurso sedutor, porém caricato. É essa “conversa de malandro” que se focaliza neste trabalho, tendo como exemplos “Batuque na cozinha”, de João da Bahiana, e as canções sobre o malandro da peça Ópera do malandro, assinadas por Chico Buarque.

Palavras-chave


Samba; malandragem; batuque; discurso malandro

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ISSN: 1807-8591

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