A GRAMÁTICA TRADICIONAL NAS MALHAS DO DISCURSO E DO ENSINO

Maria Alzira Leite (UNINCOR)

Resumo


Este artigo objetiva analisar as representações no ensino da língua materna e como essas representações podem atravessar a prática discursiva docente. Abre-se, ainda, um espaço para se ponderar sobre as direções pelas quais perpassam os pensamentos, as ações e as atividades de linguagem que constituem a formação de um indivíduo (professor), ou seja, tudo o que ele constrói e reconstrói quanto aos saberes. Para o arcabouço teórico, privilegiar-se-á a Teoria das Representações Sociais (TRS) cujo foco abarca uma cognição social, que contempla as transformações de imagens no nível individual e social, por meio das interações entre os sujeitos. A pesquisa segue um viés explicativo e interpretativo; abordagem qualitativa e análise linguístico-discursivo. Assume-se, aqui, que os modos de enunciar podem apontar representações, ancoradas nas ações coletivas e individuais, constitutivas do processo de construção do ensino de língua, cristalizado num discurso injuntivo. Os exemplos discutidos revelam que os relatos dos educadores projetam sentidos aportados numa memória discursiva, e que ainda, insistem em um ensino voltado para a norma, isto é, para o “correto” e o “errado.


Palavras-chave


representações; objetivação; ancoragem; docentes; discursos.

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ISSN: 1807-8591

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