A fotografia de Sebastião Salgado: retóricas da visibilidade

Renan Mazzola (UNINCOR)

Resumo


Este trabalho propõe a análise de uma fotografia de Sebastião Salgado, denominada “Ala das crianças no acampamento de refugiados Korem”, na Etiópia, de 1984, por meio da Semiologia proposta por Roland Barthes em seus ensaios. Discute-se a relação entre o visível e o enunciável, por meio da tradição de analise linguística que dá origem ao método semiológico. Os meios propostos para a interpretação das imagens, a partir de Barthes, nos auxiliam a compreender a construção da fotografia documental e artística de Sebastião Salgado. A coletânea de imagens de que foi extraída a fotografia analisada retratou o sofrimento vivido pela população da região africana de Sahel, nos anos 1980, devido a uma grave seca que comprometeu os meios de subsistência locais.

Palavras-chave


Semiologia; Retórica; Sebastião Salgado.

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ISSN: 1807-8591

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