“Opera Lyrica Nacional”: das Minas Gerais para o Folk-Lore brasileiro e a bibliotheca infantil
Resumo
A linguagem artística pode expressar-se em diferentes suportes e mídias, possibilitando, assim, que se estabeleçam importantes correlações entre sistemas semióticos diversos. Entre as possibilidades de abordagem analítica dos textos, a interação entre música (folclórica) e literatura apresenta-se salutar. Nessa perspectiva, este artigo discutirá alguns aspectos de textos (cantigas de roda da tradição oral, confluências de saberes e práticas culturais transmitidos de geração em geração) recolhidos e organizados pela folclorista e escritora mineira, Alexina Magalhães Pinto (1870-1921), na obra Cantigas das Creanças e do Povo e Danças Populares (1916). A metodologia de análise (de caráter bibliográfico e documental) terá como base o método analítico e fundamentar-se-á no referencial teórico sobre a história da literatura infantil brasileira e em referências sobre as relações entre folclore, música e literatura. Com o objetivo de se contribuir para os estudos atuais sobre a literatura infantil e juvenil, buscar-se-á demonstrar de que forma as composições reunidas nesta obra manifestam os fenômenos estéticos que fascinam e encantam crianças de todos os tempos, o que, de per si, corrobora a importância desta autora para a compreensão do que se concebe, hoje, como um sistema literário infantil e juvenil brasileiro.
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ISSN: 1807-8591
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