MEMÓRIAS CONTRA O MEDO: ARTICULAÇÕES ENTRE MEMÓRIA, HISTÓRIA E TEATRO EM TEMPOS DE EXÍLIO E REPRESSÃO.

Cláudia de Godoy Braz (UEM)

Resumo


A presente pesquisa objetiva uma análise das relações entre história, memória, teatro e sociedade usando como instrumento duas obras do dramaturgo brasileiro Augusto Boal. Murro em ponta de faca (1978) foi escrita durante o período em que Boal ficou exilado em países da América Latina e da Europa decorrência da ditadura civil-militar no Brasil e revela os sofrimentos dos exilados pelos regimes autoritários da época. Já Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas (2000), outra obra mencionada na pesquisa, reúne as memórias do artista acerca de sua infância, juventude e vida adulta. Entre as memórias de Boal enquanto indivíduo, vemos também as articulações históricas, políticas e sociais que marcaram as escolhas estéticas do dramaturgo. Pretende-se, portanto, estudar o teatro em conjunto com a memória (a partir dela ou por meio dela) como instrumento de reflexão e transformação social tal qual era o desejo de Boal. 


Palavras-chave


Memória; Sociedade; Teatro; História; Augusto Boal.

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ISSN: 1807-8591

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