MARÍLIA: UM RETRATO PINTADO NAS MINAS GERAIS DO SÉCULO XVIII COM AS CORES DO ALÉM-MAR

Naelza Araújo Wanderley (UFCG)

Resumo


Ponto alto da poesia lírica árcade no Brasil, a obra Marília de Dirceu tem sido, ao longo dos anos, vista como sendo a obra-prima do poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga. No período colonial, as ideias europeias eram transplantadas pela Metrópole Portuguesa e implantadas em terras brasileiras de forma que representassem os ideais vigentes e adequados à política do colonizador. É a partir desse fenômeno cultural que propomos aqui a leitura de alguns versos da  Marília de Dirceu enquanto marco de uma produção literária que recebeu profunda influência das ideias portuguesas. Observamos, ainda, como essas ideias cristalizaram a construção de uma personagem única na literatura brasileira, a Marília, e como esta personagem é apresentada nas liras de Dirceu.

 

 


Palavras-chave


Marília de Dirceu; Tomás Antônio Gonzaga; Letras do Brasil Colônia.

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ISSN: 1807-8591

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