ESCREVER O OUTRO: “UM DISCURSO SOBRE O MÉTODO”, DE SÉRGIO SANT’ANNA
Resumo
Metalinguística, a obra de Sérgio Sant’Anna caracteriza-se por uma ficcionalização da própria escrita, oferecendo o protagonismo à linguagem literária. Em “Um discurso sobre o método”, conto de 1989, publicado em A senhorita Simpson, esse protagonismo traz consigo uma questão de fundo para a literatura brasileira: a representação do pobre, as formas de abordar esteticamente as distâncias sociais. O presente artigo procura analisar como se dá tal processo, investigando tanto a formulação narrativa quanto as disputas por ela evidenciadas, lendo a escrita de Sant’Anna como palco para os embates que conformam a ficção e a reprodução do real, embates que também se fazem presentes no campo literário brasileiro.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BUENO, Luís. “Guimarães, Clarice e antes”. Teresa, nº2; São Paulo, 2001, p. 249-259.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução de José Pedro Antunes. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
CANDIDO, Antonio. “A nova narrativa”. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989, p. 199-215.
MELLO, Jefferson Agostini. “Artes da conspiração: figurações do intelectual em Um crime delicado de Sérgio Sant’Anna”. Teresa, nº10; São Paulo, 2010, p. 249-265.
RESENDE, Beatriz. “Possibilidades da escrita literária no Brasil”. In: RESENDE, Beatriz; FINAZZI-AGRÓ, Ettore. Possibilidades da nova escrita no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2014, p. 9-24.
SANT’ANNA, Sérgio. “Um discurso sobre o método”. In: A senhorita Simpson: histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 87-106.
SANT’ANNA, Sérgio. O concreto de João Gilberto no Rio de Janeiro: contos. São Paulo: Ática, 1982.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1807-8591
Indexado em: