CIDADE EM TRÂNSITO: O RIO DE JANEIRO VISTO DE BAIXO, EM “ANDANDO PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO”, DE RUBEM FONSECA

Paulo Cesar Silva de Oliveira (UERJ)

Resumo


O artigo é um estudo crítico-analítico do conto “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro”, de Rubem Fonseca, da coletânea Romance negro, de 1992. Propomos uma leitura cerrada da obra, baseada em análise dos aspectos técnicos e formais do conto, que nos auxiliarão na compreensão estética da narrativa. Além do rigor da composição, característico da grande arte de Fonseca, estudaremos por que meios as estruturas sociais, culturais e políticas se desprendem do texto a partir da leitura minuciosa do fato estético. A escola da New Criticism nos auxilia nessa jornada analítica, bem como os estudos de Gérard Genettte (1982) acerca da arquitextualidade. Com isso, objetivamos demonstrar a importância desta obra-chave na poética de Rubem Fonseca, um dos principais artífices do conto brasileiro contemporâneo. Ao final, queremos compreender o conto de Fonseca na acepção de Roland Barthes, que elege a mathesis (a força dos saberes contida no texto literário) como a primeira força da literatura.


Palavras-chave


Rubem Fonseca; Conto brasileiro; Leitura cerrada.

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