ENTRE A FORMA E A IRONIA: SOBRE UM CONTO DE RUBEM FONSECA

Wellington Ricardo Fioruci (UTFPR)

Resumo


O artigo analisa o conto de Rubem Fonseca intitulado “*** (ASTERISCOS)”, pertencente à coletânea Lúcia McCartney (1967). Nesta que é sua terceira obra publicada já se notam alguns aspectos fundamentais de sua poética, destacando-se, para este estudo, o uso da ironia e da experimentação com as fronteiras da narrativa. No enredo, discute-se a encenação de uma peça teatral, cujo conteúdo e posições do fictício diretor apontam para a construção de um discurso irônico em relação à própria arte e seus agentes culturais como o artista, a crítica e o espectador. O texto lança mão de diversos gêneros que, de forma justaposta, dão corpo à narrativa, sem que haja um narrador no papel de intermediador entre texto e leitor. Valoriza, dessa forma, a função deste ao convidá-lo e provocá-lo para a interpretação dos signos textuais. O conto aproxima-se, portanto, da poética pós-moderna, vertente que explora os limites da arte e da representação na contemporaneidade por meio de recursos como a ironia, a proliferação de signos, a ambiguidade e a ruptura com o narrador clássico.


Palavras-chave


Rubem Fonseca; conto; ironia; narrador; pós-modernismo.

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ISSN: 1807-8591

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