O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO, FORMULAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DE (RE)EXISTÊNCIA DO/NO SLAM
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Formação do professor como agente letrador. Contexto. São Paulo, 2010.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. (Ed.). Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução V. P. Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
GRUPO DE NOVA LONDRES. A pedagogy of multiliteracies – Designing social futures. In COPE, B; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London/NY: Routledge, 2006 [2000/1996]. P. 9-37.
INDURSKY, Freda. Lula lá: estrutura e acontecimento. Organon, v. 17, n. 35, 2003. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/organon/article/view/30020. Acesso em: 24 de outubro 2017.
NEVES. Cynthia Agra de Brito. “Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos. Jornal da USP, 2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/slam-e-voz-de-identidade-e-resistencia-dos-poetas-contemporaneos/ Acesso em 26 de outubro de2020
ORLANDI, Eni. P. Exterioridade e Ideologia. In: Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, (30): 27-33, Jan./Jun. 1996. Disponível em:
http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/article/view/1683/4228. Acesso em: 15 de julho 2017.
ORLANDI, Eni P. Discurso e Texto. Campinas, Pontes Editora, 2008.
ORLANDI. Eni P. Discurso e leitura. 5 ed. Campinas: Cortez Editora, 2000.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Pontes, 1988.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. In: Multiletramentos e currículo no ensino integral: anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2015. (Circulação restrita.). Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-coluna-detalhe/1044/sobre-novos-e-multiletramentos-culturas-digitais-e-tecnologias-na-escola.html Acesso em: 04 de agosto de 2019.
ROCHA, Cláudia H. Propostas para o inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. Campinas. 2010. 243f. Tese. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
TFOUNI, Leda Verdiani. A abordagem histórica do letramento: ecos da memória na atualidade. Revista SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 23-48, 1º sem. 2013.
THEODORO, Tawane. Poesia Marginal, 2018. Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/tawane-theodoro/poesia-marginal/ Acesso em: 09 de outubro de 2020.
XAVIER, Igor Gomes. O que é Slam? Poesia, educação e protesto. 2019. Artigo on-line. Disponível em: https://www.profseducacao.com.br/2019/11/12/o-que-e-slam-poesia-educacao-e-protesto/ Acesso em 30 de outubro de 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1807-8591
Indexado em: