A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM TEMPOS DE MUDANÇAS

Nelson Lambert de Andrade, Neide Pena

Resumo


O artigo apresenta considerações parciais de duas pesquisas de Iniciação Científica, numa cidade do Sul de Minas Gerais. Uma pesquisa investiga a questão da formação em serviço para professores da rede púbica e a outra os comportamentos dos alunos da chamada “geração Y” em sala de aula. As duas pesquisas foram planejadas em conjunto com o objetivo de chamar a atenção para um repensar sobre os cursos de capacitação e a forma como estão sendo organizados, levando em consideração um novo público da escola: a geração da era tecnológica. O problema que instigou as pesquisas está materializado na seguinte interrogação: Como os professores estão se preparando para lidar com essa geração da era tecnológica e o que conhecem sobre os alunos que estão chegando às salas de aula, atualmente? As pesquisas estão trazendo à tona diversos questionamentos que envolvem o processo de capacitação de professores, atualmente denominado formação em serviço, que afetam diretamente a qualidade da aula. A questão da formação em serviço ganha lugar de destaque no campo das políticas educacionais, sendo considerada atualmente condição sine qua non para a qualidade da educação e do ensino


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN: 1807-8591

Indexado em:

                           Capes        Latindex       Harvester        Ibict       Pkp
 
 
                                        Sumarios     DOAJ      LivRe           Dialnet
 
                               EBSCO       Funadesp