PROBLEMATIZAÇÃO, AUTONOMIA E LINGUAGEM: a mediação das tecnologias digitais nas práticas de produção do conhecimento

Richartz Terezinha

Resumo


Por se tratar de uma pandemia disseminada mundialmente com rapidez, o corona vírus trouxe mudanças significativas referentes à metodologia de ensino na modalidade presencial, quando o formato virtual se fez necessário através da implementação de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, discute-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), por preconizar a autonomia do aluno em um processo em que o professor é o mediador da aprendizagem e, objetiva-se, então, no presente, analisar a viabilização da PBL em tempos de pandemia, a partir de tecnologias que proporcionam inovação e criatividade dos alunos para a produção de conhecimento, considerando-se a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Para tanto, a metodologia utilizada se estabelece com a análise das atividades desenvolvidas no ambiente virtual. Nesse contexto, os resultados apontam que, com o uso da PBL no ambiente virtual, desde que os alunos sejam autônomos no sentido freiriano, é possível a confecção de trabalhos inéditos, com a publicação dos resultados obtidos nas investigações em eventos científicos. Concluindo-se, portanto, que, pesquisas principiadas nos problemas detectados em período de estágio obrigatório, voltam à comunidade em forma de conhecimento sistematizado transformador de realidades.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas. Linguagem. Tecnologias digitais.

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ISSN: 1807-8591

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