PROBLEMATIZAÇÃO, AUTONOMIA E LINGUAGEM: a mediação das tecnologias digitais nas práticas de produção do conhecimento
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciências Humanas e Sociais, Londrina, v. 16, n. 2, p. 9-19, out. 1995. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2021.
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Diário Oficial da União, Brasilia, dez. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, 18 mar. 2020. Disponível em: < http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 23 set. 2021.
COLOMBO, Andréa Aparecida; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
KOMATSU, Ricardo Shoiti. Aprendizagem Baseada em problemas: um caminho para a transformação curricular. Scielo, v. 23, n. 2, p. 32-37 maio/dez. 1999 • https://www.scielo.br/j/rbem/a/3GWwqn3Wk9cjf4Gbpf4gL4Q/?lang=pt&format=pdf
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 29 maio 2021
PALFREY, John. Nascidos da era digital: Entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011. 352 p.
PRENSKY, Marc. Digital natives. Digital Immigrant, On the Horizon, v. 9. n. 5. 2001.
RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2021.
RICHARTZ, Terezinha. Metodologia da problematização na construção do TCC: relato de experiência no Curso de Pedagogia. In: GODOI, Mailson; GUEDES, Luiz (Orgs.). Metodologias ativas: disrupção na prática pedagógica. Curitiba: CRV, 2019. p. 57-72.
SOUZA, Gisele Leles; REIS, Luana Araújo dos; MALHEIRO, Thalyan Oliveira.A metodologia da problematização como estratégia de ensino do curso superior. Revista Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n.13, 2021. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/about>. Acesso em: 19 dez. 2021.
SKLIAR, Carlos. Mientras respiramos (en la incertidumbre). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Centro de publicaciones educativas y material didáctico, 2020
VERDUM, Priscila de Lima. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve? Revista Educação por Escrito, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 51-58, jul. 2013.
VILELA, Pedro Rafael. MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021. Agência Brasil, Brasília, 10 dez. 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-12/mec-autoriza-aulas-nao-presenciais-ate-dezembro-de-2021>. Acesso em: 16 nov. 2021.
ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire.
Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1807-8591
Indexado em: