A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: Movimentos entre Educação e Memória Discursiva

Diego Henrique Pereira

Resumo


A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condições de produção da Educação, tendo como objetivo central a compreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota 10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola. Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado ao desempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota 10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações que dissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação; apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento, o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimenta entre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentes autores que significam a Educação.


Palavras-chave


Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Tradução de Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Editorial Presença/ Martins Fontes, 1980.

DELOURS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco; Mec, 2006.

FARFUS, Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 68. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 78. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

MARRACH, Sonia A. Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. Tradução de Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi et al. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

PEREIRA, Diego Henrique. Nota, sujeito e(m)educação: efeitos do discurso do desempenho produtivo. In: Pereira, Diego Henrique (org.). Na torre de papel: educação e ensino, entre sentidos e dispersões. Judiaí [SP]: Paco Editorial, 2019. p. 11- 51.

PEREIRA, Diego Henrique. (Só)Riso? O sorriso como discurso: pelo movimento do Gesto-Sentido. Campinas [SP]: Pontes Editores, 2021.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Educação e Sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. ALED – Revista latino-americana de estudos do discurso. Buenos Aires. v.16, n. 2, p. 68- 80, 2016.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em Análise: sujeito, sentido e ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Terra à vista – Discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

SIQUELLI. Sônia Aparecida. Discussão conceitual e influências históricas: ideias de gestão escolar democratizada. In: CÁRIA, Neide Pena; CUNHA, Neide de Brito; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva (orgs.). Gestão educacional e avaliação: perspectivas e desafios contemporâneos. Campinas: Pontes Editores, 2015.

STANO. Rita de Cássia M. T. A avaliação no espaço universitário: um caminho pela pedagogia para a autonomia. In: CÁRIA, Neide Pena; CUNHA, Neide de Brito; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva (orgs.). Gestão educacional e avaliação: perspectivas e desafios contemporâneos. Campinas: Pontes Editores, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN: 1807-8591

Indexado em:

                           Capes        Latindex       Harvester        Ibict       Pkp
 
 
                                        Sumarios     DOAJ      LivRe           Dialnet
 
                               EBSCO       Funadesp