A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Cleusimar Cardoso Alves Almeida, Adriana Giaqueto Jacinto

Resumo


Como educador, o supervisor partilha com o estagiário a responsabilidade pelo processo de ensino-aprendizagem, motivando e facilitando esse ensino. O papel de educador é o primordial e o mais significativo do supervisor, no desempenho de sua ação supervisora. Os outros papeis deste decorrem e lhe são auxiliares e/ou complementares. Neste sentido, este artigo tem como objetivo discutir sobre a supervisão de estágio em Serviço Social, compreendida como uma prática educativa na formação e exercício profissional. Trazemos os resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica realizada no doutorado, fundamentada no método materialismo histórico dialético, com abordagem qualitativa. Logo, ao fazer a análise de uma ação educativa na supervisão de estágio, é preciso ficar atento para verificar em que medida tal ação serve para a formação emancipadora das classes populares, dos estagiários ou para a conservação, manutenção das relações de dominação e submissão.


Palavras-chave


Supervisão de Estágio; Dimensão Educativa; Serviço Social.

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ISSN: 1807-8591

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