O vampiro no feminino. As poéticas da gratidão de Julie Kane e de Hélène Cixous

Olga Kempinska

Resumo


Ao comentar a obra poética de Julie Kane e a escrita teórica de Hélène Cixous, o presente artigo busca refletir sobre a articulação da representação do vampiro, sobretudo naquilo que tange a suas componentes genéricas e sua relação com a violência simbólica. Tradicionalmente associado à representação masculina e à indústria cultural, o vampiro permite, com efeito, refletir sobre a relação entre a escrita e as emoções. Ao remeter à questão da oposição entre a distinção pessoal e a inscrição social, a representação do vampiro corresponde também aos problemas levantados pelo fenômeno da moda. Discutindo com a perspectiva psicanalítica em seus aspectos melancólicos e a-sociológicos, o estudo busca sublinhar a especificidade da convenção gótica e sua importância na escrita até os dias de hoje.


Palavras-chave


gênero; gótico; subjetividade; limites; moda

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ISSN: 1807-8591

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