Mulheres na Gestão Educacional

Zionel Santana

Resumo


O artigo objetiva apresentar um estudo sobre a mulher na gestão da educação básica pública e a baixa representatividade no Ensino Superior como gestora.  O tema liderança feminina contrapõe as teorias da liderança da administração fundadas na heteronormatividade. A questão abordada neste artigo se refere as teorias da liderança administrativa que propagam modelos de liderança que fossem possíveis de serem imitados sem fazer a distinção de gênero em seus estudos. Consequentemente, reproduzem na estrutural econômica e social um modelo de líder sem levar em consideração à diversidade. O presente estudo está dividido em quatro fases caracterizada por ser um estudo bibliométrico a partir de Li (1991),  Wyllys (1981), Coile (1978), Putra (2006) e Deshmukh; Taksande (2018). Esses autores, fazem uso na bibliometria   das leis de Bradford, Zipf e Lokta em suas pesquisas. O resultado da pesquisa aponta 64% das mulheres como gestoras das escolas Pública.


Palavras-chave


Mulheres. Gestão Educacional. Liderança Feminina.

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Referências


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ISSN: 1807-8591

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