A EDUCAÇÃO BÁSICA PELO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DA COVID-19: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO.

Lethícia Dutra Leal Ferreira Fernandes, Antônio dos santos Silva

Resumo


Este artigo é o resultado de uma pesquisa sobre a percepção dos profissionais e docentes da educação básica frente à impossibilidade das aulas presenciais durante a pandemia da COVID-19; à implementação do teletrabalho nas escolas; e de como o ensino remoto foi recebido e percebido pelos profissionais de educação. A contribuição teórica incide na ampliação do conhecimento sobre os impactos do teletrabalho implementado de maneira emergencial para o ensino remoto, que ainda vigora na maior parte do país, no início de 2021. Além disto, apresenta-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, obtidos por meio de questionários individuais com amostragem não-probabilística e por conveniência de 247 profissionais de escolas de educação básica de diversas cidades do estado de Minas Gerais, públicas e privadas, entre maio e junho de 2020. Os resultados obtidos apresentaram a diferença de percepção dos docentes da rede pública para a rede particular no tocante ao suporte da escola, preparação do docente, experiência com a modalidade remota, e seu impacto na profissão.  Ao mesmo tempo em que evidenciou que ambos os grupos tiveram resposta similar à dificuldade de disciplina pessoal, houve a evidenciação de uma maior exigência no conhecimento e preparo do docente para o uso de ferramentas do ensino remoto. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de estudos que foquem na prática docente em escolas de educação básica. A partir dos achados, sugerem-se estudos posteriores em qualidade de vida no trabalho, especialmente com docentes de escolas públicas.


Palavras-chave


Ensino Remoto. COVID-19. Tecnologia. Docência.

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Referências


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ISSN: 1807-8591

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